Pesquisa personalizada

06 outubro 2008

Aquecimento global, fundador da CNN pede acordo para combater

Fundador da CNN pede acordo para combater aquecimento global


da Efe, em Barcelona

O empresário norte-americano Ted Turner previu nesta segunda-feira (6) um futuro catastrófico para o homem caso os líderes mundiais não cheguem a acordos, nos próximos 50 anos, para combaterem o aquecimento global ou frearem a deterioração do ambiente.

Ted Turner, fundador da rede de TV CNN, fez esta declaração durante discurso no Congresso Mundial da Natureza, do qual participa como representante da ONU (Organização das Nações Unidas) e que foi iniciado hoje em Barcelona.

Mais de 7.000 especialistas em assuntos ambientais, grupos indígenas, ONGs, empresas e instituições debaterão em Barcelona a defesa da diversidade dos ecossistemas e a luta contra a mudança climática.

Turner advertiu sobre os riscos de não se chegar a consensos sobre assuntos fundamentais como desarmamento nuclear, aquecimento do planeta, crescimento da população mundial, conservação das florestas ou desertificação.

"Não podemos fracassar", disse Turner, para quem os próximos 50 anos serão fundamentais. "A humanidade tem a possibilidade de viver em um mundo similar a um jardim do Éden ou morrer em um inferno ardendo entre chamas", declarou o representante da ONU.

Entre as principais ameaças à humanidade, Turner destacou a proliferação do armamento nuclear, que se concentra especialmente nas mãos dos Estados Unidos e da Rússia, mas que também está ao alcance de países como o Irã.

A afirmação de Turner de que a existência de armamento nuclear transforma o homem em uma "espécie em perigo de extinção" mereceu aplausos dos presentes à cerimônia de abertura do congresso.

Segundo o fundador da CNN, frear a deterioração do ambiente e combater suas ameaças é possível com o uso dos orçamentos que os Estados dedicam para fins militares. "Necessitamos de um novo Renascimento", afirmou.


Mediterrâneo

Já um grupo de especialistas ambientais defendeu a necessidade urgente de se criar uma rede de áreas marinhas protegidas para salvaguardar a biodiversidade no Mar Mediterrâneo, que tem apenas 3,8% de proteção ou gestão.

O Mediterrâneo dispõe de 7% de todas as espécies marinhas conhecidas, das quais boa parte é considerada exclusiva da região.

Neste sentido, os especialistas alertaram que, por se tratar de um mar fechado e rodeado por uma costa "superpopulosa", o Mediterrâneo está sendo gravemente danificado pela exploração excessiva de seus recursos e uma contaminação ligada à presença humana.

Fonte: Folha Online


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você