Pesquisa personalizada

02 fevereiro 2008

O Brasil e o Aquecimento Global

Vai continuar assim?


Recentemente foram divulgados dados, que aponta o Brasil com grande crescimento em desmatamentos e queimadas. Os dados de 2007 foram bem superiores aos de 2006.

Em virtude disso, o Presidente Lula convocou os ministros da agricultura e meio ambiente para debater sobre a situação e encontrar meios para redução do desmatamento e queimadas.

Logos após as reuniões, o governo anunciou um conjunto de medidas e punições aos infratores. Porém ouvindo, pela rádio CBN de Cuiabá, o presidente de uma ONG, não me lembro o nome, e o presidente da Famato, que representa os agropecuaristas, os dois tinham a mesma opinião, o governo não tem condições humanas nem técnicas para execução das medidas anunciadas.

Segundo o presidente da Famato, apenas 8% das terras desmatadas e queimadas é de propriedade privada, sendo que os outros 92% é terra devoluta, da união. Bem, será que o governo vai fiscalizar, multar e punir o próprio governo?

A verdade que devido a extensão territorial do Brasil, representamos muito no equilíbrio ambiental. Temoas os maiores rios, as maiores florestas, o Pantanal, a diversidade de fauna e flora, e muitas outros. Nós não temos o direito de impedir nossos filhos e netos de sonhar, ter qualidade de vida, em nome de uma "briga" entre paises para ver quem desmata mais ou menos.

Com toda essa riqueza, temos tesouros e trunfos para debatermos com os demais paises, principalmente as grandes potências.

E não será tomando pequenas propriedades de agricultores que se resolve o problema. Muito pelo contrario, essas pessoas virão para as cidades, e sem capacitação, passarão a viver na miséria.

É hora, ou já devia ter acontecido um programa educativo nessas regiões mais afetadas, convencer a população a preservar o meio ambiente de forma consciente e não na base da força.

É preciso que governates dessam de seus palanques, pare de fazer marketing de popularidade a qualquer custo, e convide os técnicos, a sociedade, para com seriedade e responsabilidade achem os caminhos para solução definitiva dos problemas.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você